09 junho 2007

Diário de Bordo, 9 de Maio de 2006




Aula do Professor Stephen Hawking “Out of a Black Hole”

Foi a primeira vez que assisti a uma aula do Professor Stephen Hawking. Ele, na realidade, não dá aulas, é Professor na Universidade de Cambridge (tem a Cátedra que em tempos pertenceu a Isaac Newton), mas faz apenas investigação, e orienta doutoramentos. No entanto costuma dar, cerca de uma vez por ano, uma palestra em Cambridge.
Esta foi a primeira Andrew Chamblin Memorial Lecture. Andrew Chamblin foi um estudante de PhD co-orientado pelo Professor Hawking. Entretanto era já investigador, mas morreu, prematuramente, no ano passado.

Deixo as minhas impressões em relação à palestra e ao ilustre cientista. O Professor Hawking é muito divertido. Diz muitas piadas durante a apresentação, e por isso o ambiente é muito relaxado. É impressionate ver este homem sozinho, no meio do palco, na sua cadeira de rodas, totalmente inerte. Nada se move, excepto os seus olhos: disseram-me que era com os olhos que o Professor Hawking muda os slides e envia os “sinais” ao computador para a próxima frase que ele vai dizer (ou melhor, que o computador vai dizer).
Deixo-vos um cheirinho:

“Black holes, seen as science fiction, but a science fact”
“My first contact with black holes: 1979’s movie ‘The Black Hole’”
“Black Holes have been with the scientific community for more than 200 hundred years – started here in Cambridge, when John Michell wrote on dark stars”.
“Using Heisenberg uncertainty principle, I have discovered that particles can leave black holes”
“People are trying to form small black holes in Geneva”
“We have not a single history, but many different histories, with different probabilities (Feynman)”
E o soberbo e hilariante final com que Hawking terminou a palestra: “If you feel you are in a black hole, don’t give up – there’s a way out!” :)