30 outubro 2006

Diário de Bordo, 12 de Outubro de 2006

Fui eleito Membro do Comité Social do Clare Hall College. Concorri para este lugar, tive de fazer um pequeno discurso para dizer quais as minhas ideias para o mesmo, e por fim fui eleito por todos, sem votos contra nem abstenções...

Diário de Bordo, 11 de Outubro de 2006

Hoje estive a conversar com o Jonathan Ingham, que é investigador no Photonics System Group. Ele está a trabalhar em equalização, offset launch (em vez de apontar o laser para o meio da fibra faz-se o envio com um dado offset - desta forma conseguem-se ganhos ópticos consideráveis devido ao facto da fibra ser imperfeita no centro), SCM (Sub Carrier Multiplexing - em vez de fazer o envio normal da luz em banda base aproveitar zonas de mais alta frequência no espectro, mas ainda assim com pouca atenuação, para enviar luz modulada a essas altas frequências - a base do radio over fibre), etc.

Ainda fui a um dos laboratórios de óptica com o Qing Sun, e ele mostrou-me a sua experiência de offset launch mas com dois feixes enviados ao mesmo tempo. Desta forma conseguem-se ganhos ainda superiores ao offset launch simples.

26 outubro 2006

Diário de Bordo, 10 de Outubro de 2006

Início das aulas do módulo "Photonic Systems"

Uma das coisas que tenho de fazer no meu PhD é assistir, obrigatoriamente, a 2 quaisquer disciplinas (módulos) dos vários departamentos. Em princípio irei assistir a 3 (podemos assistir às que quisermos). Uma neste semestre (Michaelmas term, é o nome do semestre) - Photonic Systems - e as outras no Lent term (próximo semestre; e depois há outro, o Easter term): Advanced Telecommunication Systems e Telecommunications: technologies and policies in the networked digital world.

Este módulo que está a começar agora é regido pelo Professor Tim Wilkinson (um prof. meio tresloucado mas muito porreiro, que vai quase sempre para as aulas de calções e t-shirt :)). Plano de estudos: Free Space Optics, holograms and correlation; General optics and spatial light modulation; Electro-optic systems and processors; Optical waveguide technology (esta parte vai ser leccionada pelo Professor Andreas Geourgiou).

23 outubro 2006

Diário de Bordo, 9 de Outubro de 2006

Research Skills Course: “Introduction to Research”

Hoje tive a primeira palestra do "Research Skills Course". Este curso pretende dar uma ideia de como se deve fazer investigação. Há várias sessões diferentes: começa-se com uma introdução à investigação (hoje), propõe-se um curso de inglês para pessoas cuja primeira língua não é o inglês, noutra sessão tenta compreender-se como obter o máximo do nosso orientador, noutra ainda tenta explicar-se como obter financiamento para um projecto de investigação, etc.

Na sessão de hoje abordou-se o tema: "como fazer um PhD?" (daqui em diante usarei a notação anglo-saxónica para designar o Doutoramento - é bem mais simples! :)). Deste curso tirei algumas notas que me parecem importantes:

1. Devemos trabalhar pelo menos 53 horas por semana. Registo possível: 9 horas por dia útil + 6 horas ao Sábado + 2 horas ao Domingo.
2. Tentar fazer com que o resultado da investigação possa ter resultados finais positivos ou negativos (desta forma um "mau" resultado - negativo - pode servir de tese).
3. Escrever desde cedo, e escrever frequentemente (é o que tenho feito, por exemplo através do Diário de Bordo - mas também por outros meios).
4. Publicar um "technical report" (relatório técnico para o Departamento de Engenharia) cedo, depois um artigo para uma conferência, depois um artigo para uma revista da especialidade.
5. Ler teses anteriores do meu grupo de investigação.
6. Estar presente em seminários relevantes da minha área.
7. Identificar as revistas mais importantes da minha área e estar actualizado em relação aos novos números.
8. Escrever pelo menos 1 artigo para uma conferência no 1º ano (indo a uma conferência nacional ou internacional) e escrever o “First Year Report” (relatório que permite a passagem para o 2º ano do PhD).
9. Escrever 2 artigos para revistas científicas no 2º ano.
10. 3º ano: começar a escrever a tese cedo. Tentar acabá-la 3 meses antes do final do 3º ano. Escrever mais 2 artigos para revistas.

21 outubro 2006

Diário de Bordo

Uma das coisas que prometi aquando da criação deste blog foi que, caso conseguisse que a minha candidatura para Doutoramento fosse aceite, este passasse a funcionar como "Diário de Bordo". Assim, tendo conseguido atingir o meu objectivo, tentarei cumprir a promessa.

Estes posts terão todos o mesmo título, "Diário de Bordo", mas conterão também a data da entrada. Nos primeiros tempos tentarei colocar aqui as entradas atrasadas (comecei a escrever o diário a partir de 9 de Outubro), mas entretanto hei-de conseguir colocá-lo "right on schedule"! :)

Cheguei a Cambridge no dia 29 de Setembro, e na primeira semana estive a tentar conhecer os "cantos" à cidade (e também passei 3 dias em Londres). A cidade é muito bonita e muito "arejada". Verde, verde, verde. Cheia de parques, jardins, etc. E muito calma. O meu quarto tem uma secretária que dá para uma zona verde (campos de treinos de rugby e futebol) muito grande, e tem uma grande varanda. Há tão pouco barulho que é muito díficil acordar de manhã! Só se ouvem mesmo os pássaros a cantar...

Em resumo, é uma cidade fantástica para estudar. As várias e enormes bibliotecas, os 33 colégios (quase todos com uma arquitectura fantástica, com vários séculos de história), a pletora de departamentos e centros de investigação, o centro - a zona do mercado ao ar livre - sempre cheio de estudantes, os pubs, os clubs... tudo isto torna Cambridge um local onde se respira saber e vontade de aprender mais. Apetece agarrar nos livros e ler, estudar, agarrar todo o conhecimento que parece vaguear pelos campos, pelo rio Cam, por todo o lado.

E ao andar a deambular por Cambridge há sempre a possibilidade de acontecer o que aconteceu a Watson e Crick. Estes dois prémios Nobel descobriram a estrutura do DNA... enquanto estavam no pub The Eagle a beber umas pints! Curioso, não?