Diário de Bordo, 9 de Outubro de 2006
Research Skills Course: “Introduction to Research”
Hoje tive a primeira palestra do "Research Skills Course". Este curso pretende dar uma ideia de como se deve fazer investigação. Há várias sessões diferentes: começa-se com uma introdução à investigação (hoje), propõe-se um curso de inglês para pessoas cuja primeira língua não é o inglês, noutra sessão tenta compreender-se como obter o máximo do nosso orientador, noutra ainda tenta explicar-se como obter financiamento para um projecto de investigação, etc.
Na sessão de hoje abordou-se o tema: "como fazer um PhD?" (daqui em diante usarei a notação anglo-saxónica para designar o Doutoramento - é bem mais simples! :)). Deste curso tirei algumas notas que me parecem importantes:
1. Devemos trabalhar pelo menos 53 horas por semana. Registo possível: 9 horas por dia útil + 6 horas ao Sábado + 2 horas ao Domingo.
2. Tentar fazer com que o resultado da investigação possa ter resultados finais positivos ou negativos (desta forma um "mau" resultado - negativo - pode servir de tese).
3. Escrever desde cedo, e escrever frequentemente (é o que tenho feito, por exemplo através do Diário de Bordo - mas também por outros meios).
4. Publicar um "technical report" (relatório técnico para o Departamento de Engenharia) cedo, depois um artigo para uma conferência, depois um artigo para uma revista da especialidade.
5. Ler teses anteriores do meu grupo de investigação.
6. Estar presente em seminários relevantes da minha área.
7. Identificar as revistas mais importantes da minha área e estar actualizado em relação aos novos números.
8. Escrever pelo menos 1 artigo para uma conferência no 1º ano (indo a uma conferência nacional ou internacional) e escrever o “First Year Report” (relatório que permite a passagem para o 2º ano do PhD).
9. Escrever 2 artigos para revistas científicas no 2º ano.
10. 3º ano: começar a escrever a tese cedo. Tentar acabá-la 3 meses antes do final do 3º ano. Escrever mais 2 artigos para revistas.
Hoje tive a primeira palestra do "Research Skills Course". Este curso pretende dar uma ideia de como se deve fazer investigação. Há várias sessões diferentes: começa-se com uma introdução à investigação (hoje), propõe-se um curso de inglês para pessoas cuja primeira língua não é o inglês, noutra sessão tenta compreender-se como obter o máximo do nosso orientador, noutra ainda tenta explicar-se como obter financiamento para um projecto de investigação, etc.
Na sessão de hoje abordou-se o tema: "como fazer um PhD?" (daqui em diante usarei a notação anglo-saxónica para designar o Doutoramento - é bem mais simples! :)). Deste curso tirei algumas notas que me parecem importantes:
1. Devemos trabalhar pelo menos 53 horas por semana. Registo possível: 9 horas por dia útil + 6 horas ao Sábado + 2 horas ao Domingo.
2. Tentar fazer com que o resultado da investigação possa ter resultados finais positivos ou negativos (desta forma um "mau" resultado - negativo - pode servir de tese).
3. Escrever desde cedo, e escrever frequentemente (é o que tenho feito, por exemplo através do Diário de Bordo - mas também por outros meios).
4. Publicar um "technical report" (relatório técnico para o Departamento de Engenharia) cedo, depois um artigo para uma conferência, depois um artigo para uma revista da especialidade.
5. Ler teses anteriores do meu grupo de investigação.
6. Estar presente em seminários relevantes da minha área.
7. Identificar as revistas mais importantes da minha área e estar actualizado em relação aos novos números.
8. Escrever pelo menos 1 artigo para uma conferência no 1º ano (indo a uma conferência nacional ou internacional) e escrever o “First Year Report” (relatório que permite a passagem para o 2º ano do PhD).
9. Escrever 2 artigos para revistas científicas no 2º ano.
10. 3º ano: começar a escrever a tese cedo. Tentar acabá-la 3 meses antes do final do 3º ano. Escrever mais 2 artigos para revistas.
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