Diário de Bordo, 24 de Outubro de 2006
Conversa com algum pessoal do Computer Lab
Conversei com o Balraj (um estudante de PhD, indiano, que trabalhou algum tempo nos EUA na Intel e também numa startup) e parece-me que temos muito em comum em termos de áreas de investigação, problemas com que nos estamos a deparar, artigos que estamos a ler, etc. (Não me posso esquecer de ler coisas do McKewon!)
O Michael Dales (que trabalha no Intel Lab do William Gates Building) falou de algumas coisas em que está a trabalhar no Computer Lab/Intel, nomeadamente o SWIFT (um switch óptico de curto alcance, com controlo electrónico e sem buffers). Ele também me disse que eu devia falar com o Andrew West, para ver o trabalho que ele está a fazer em codificação.
Como primeiro "mini-projecto de PhD" o Michael falou-nos da possibilidade de estudarmos os workloads e padrões de tráfego PCI Express. Ele vai explicar ao Balraj como trabalhar com o kit de captura PCI Express, e depois o Balraj vai-me passar o conhecimento. Talvez possamos escrever um artigo acerca disto...
Entretanto o Jon andava à procura de tutores para a disciplina Digital Communications II, e eu disse-lhe que estava interessado e concorri. Agora vou ser tutor de 18 alunos, 7 grupos por semana! Aqui em Cambridge as disciplinas funcionam da seguinte forma: há 1 Professor, que dá as aulas teóricas (neste caso é o Jon) e que é o regente da disciplina. E depois há 1 ou mais tutores, que dão aulas práticas (as chamadas demonstrations), se as houver, e também os tutoriais (chamadas supervisions em Cambridge, para distinguir dos tutorials de Oxford... :)), que são aulas dadas a pequenos grupos de alunos. São uma espécie de aulas teórico-práticas (embora tenha uma componente teórica também grande, por vezes), mas em vez de serem dadas a 15/20 alunos como em Portugal, são dadas a grupos de 1 a 6 (geralmente 3).
Devo dizer que a minha experiência inicial como tutor (supervisor) está a ser fenomenal. As condições são excelentes, e os alunos são, na maior parte dos casos, brilhantes. Aprendo muito com eles pois obrigam-me mesmo a ir até ao tutano dos problemas. As aulas são muito recompensadoras e entusiasmantes. Perco bastante tempo a estudar, a preparar aulas e a corrigir trabalhos (além do tempo das aulas propriamente dito) mas vale a pena. Além do mais, porque ainda se ganham um trocos jeitosos! :) Mas principalmente porque ter a oportunidade de ensinar nesta Universidade é algo fantástico.